Recentes

sábado, 9 de maio de 2020

Casos da Covid-19 em Feira de Santana aumentaram 105% em 18 dias, diz estudo

Nos últimos 18 dias, 61 novos casos do novo coronavírus foram confirmados em Feira de Santana. Esse período, compreende a flexibilização do isolamento e a reabertura do comércio em 21 de abril, registrando um aumento de 105% do número de casos de pessoas que testaram positivo para a Covid-19. Esses dados são apresentados em um relatório de pesquisadores do Instituto Federal da Bahia (IFBA) e da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), e pelos voluntários do CoronaVidas.net – coletivo de pesquisadores que se uniram em diferentes frentes de trabalho para reduzir os impactos da doença com ações que vão desde a produção de protetores faciais para doar aos profissionais de saúde até os estudos em Data Science para analisar os dados da pandemia.

De acordo com o pesquisador Fábio Barreto, mestre em Tecnologias aplicáveis à Bioenergia e doutorando em Difusão do Conhecimento (UFBA/IFBA), Feira de Santana demorou 24 dias para ter os primeiros 12 casos. Para atingir 50 casos, foram necessários 46 dias. [ver Gráfico 1]. As informações indicam que o número de casos de pessoas contaminadas com o coronavírus mais que dobrou desde a flexibilização das medidas de distanciamento social em 21 de abril. “Saímos de 58 para 119 casos no intervalo de 18 dias. Os dados representam um alerta para que as medidas de isolamento social sejam intensificadas em vez de afrouxadas e podem ajudar a tomada de decisões por parte dos gestores públicos”.
Segundo o professor pesquisador do IFBA, Fábio Barreto, as duas últimas semanas registraram grandes picos de novos casos [ver Gráfico 2]. Temos a linha verde que representa a projeção dos infectados caso tivéssemos o isolamento de até 60%. A linha azul representa a quantidade de casos diários em Feira de Santana. A grande preocupação é com a linha laranja que indica que a cidade teve um crescimento acentuado do número de casos de Covid-19 desde o dia 21/4. A flexibilização de circulação de pessoas fez com que a curva de infectados aumentasse 105%. A projeção da contaminação é muito maior se comparada com as medidas tomadas anteriormente.
Fonte:Folha do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARCEIROS ↴