Recentes

quarta-feira, 3 de maio de 2023

Jerônimo defende regulação das big techs: “Não é uma terra sem lei”


 Por Henrique Brinco 

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, citou uma experiência que teve na China ao mencionar o PL 2630, conhecido como PL das Fake News — que está prestes a ser votado na Câmara dos Deputados e tem dividido opiniões a respeito da regulação imposta às "big techs". O tema foi abordado ontem, em entrevista a jornalistas do UOL, transmitida pelo Youtube. 

Segundo Jerônimo, ele não conseguiu acessar suas redes sociais com a "liberdade que a gente achava que deveria ter", e o exemplo seria um extremo negativo em relação a legislações que visam colocar um freio em conteúdos publicados nas redes.  

"Não pude acessar minhas redes sociais com liberdade que a gente achava que deveria ter. Modelo totalitário é outro extremo, a China que avalie o seu modelo. O estado brasileiro precisa ter seu controle sobre isso. Uma ferramenta que faz a economia girar, pode fazer a cultura girar, se é usada de forma descontrolada, temos que regulamentar. Não é uma terra sem lei. Para o governador, a discussão do PL é "a oportunidade de a sociedade brasileira trazer o debate" sobre "o modelo de redes sociais que queremos". 

O deputado estadual Tiago Correia (PSDB) criticou a declaração do governador da Bahia. Para o deputado, a referência à China como modelo regulatório da mídia é preocupante e inadequada. "Não podemos olhar para um país que é reconhecidamente totalitário e que viola os direitos humanos como referência para a regulação da mídia. Precisamos defender a democracia e garantir a liberdade de expressão, sem censura ou controle excessivo do Estado", afirmou Tiago Correia. 

O deputado ainda endossou as críticas dos jornalistas, que classificaram a fala do governador como infeliz. "É inaceitável que um governador do PT, que se diz defensor da liberdade e dos direitos humanos, faça referência a um modelo totalitário como exemplo para a regulação da mídia. Precisamos estar atentos e combater qualquer tentativa de cerceamento da liberdade de expressão. Com esse posicionamento do governador, entendo que ele defende a censura", concluiu Tiago Correia. 


Fonte: Tribuna da Bahia

Foto: Romildo de Jesus 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARCEIROS ↴