O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), fez um alerta direcionado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta segunda-feira (5). De acordo com ele, os deputados federais, até o momento, estão contribuindo com o governo federal, mas essa “boa vontade” dos parlamentares pode estar acabando.
“Eu entendo que nenhum partido deve se sentir obrigado a votar em matérias do governo sem ser base do governo. O que a Câmara tem feito é ter dado sinais claros de um amadurecimento, de uma civilidade política muito grande em negociar temas a distrito ao que eles representam, mas lógico que esse combustível está acabando. Esse sinal foi feito em reunião onde estavam todos os líderes da Câmara, oposição, independentes e do governo”, disse Lira, em entrevista à CNN Brasil.
Lira ainda afirmou que as lideranças do governo precisam atuar para formar uma base aliada sólida no Congresso Nacional, o que hoje ainda não existe, na avaliação dele.
“O governo precisa fazer, junto com seus líderes e com quem trabalha na articulação, um processo de arregimentação de uma base que se mostre cristalina. Hoje o governo tem contado com a boa vontade desses partidos que estão votando republicanamente”, analisou o presidente da Câmara.
Lira e Lula tiveram uma reunião na manhã desta segunda, onde conversaram sobre a situação do governo na Câmara dos Deputados. Nas votações ocorridas nos primeiros cinco meses de mandato, a gestão petista enfrentou dificuldades, tendo amargado algumas derrotas e conquistado vitórias às duras penas.
“Esperamos que dessa reunião o presidente possa ouvir, escutar e saber o que já sabe, porque todos os problemas inerentes da base do governo, que é atribuição da articulação, que é atribuição das lideranças do governo, ele precisa normalizar”, concluiu Arthur Lira.
Fonte: BNews
Foto:Ricardo Stuckert / PR
Nenhum comentário:
Postar um comentário