Recentes

segunda-feira, 13 de novembro de 2023

Número de estupros chega a 34 mil no primeiro semestre de 2023


 Segundo o relatório “Violência contra Meninas e Mulheres”, publicado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 34 mil estupros foram registrados no primeiro semestre de 2023. De acordo com o Estadão, esse número representa um crescimento de quase 15% entre esse ano e o mesmo período em 2022. 

De acordo com o Estadão, é possível que o aumento possa estar relacionado à maior visibilidade dos casos, como a da infuencer Mariana Ferrer, em 2018, e também à uma maior compreenção do que é Violência Sexual. O relatório contou um aumento nos casos em todas as regiões do Brasil, sendo 13,2% somente no nordeste. Segundo o Estadão, o número de casos pode ser ainda maior, devido à falta de registro. 

O relatório também traçou um perfil geral das vítimas: menores de idade, que são abusadas dentro das próprias casas por alguém próximo, muitas vezes membros da própria família da vítima.

Outro crime que aumentou nos primeiros seis meses do ano foi o feminicício, sendo contados 722 casos em todo o país. O relatório que a região sudeste foi a única do Brasil que aumentou, com um crescimento de 16,2%. Outros estados, como Bahia, Acre, Alagoas, Sergipe e Tocantins apresentaram redução no número de assassinatos de mulheres. 

Na conclusão, o relatório deixa claro que é “urgente que os poderes Executivo e Judiciário priorizem a adoção de medidas que sejam capazes de garantir proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar, especialmente àquelas voltadas a melhoria do funcionamento da rede de acolhimento”


Fonte: Varela Net

Foto:Reprodução/ Unsplash 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARCEIROS ↴