No mês em que o ídolo brasileiro, Ayrton Senna, completa 30 anos de morte, é realizada uma homenagem em seu nome no Grande Prêmio de Monaco (GP), no último fim de semana. Em sua homenagem, o circuito que aconteceu a corrida, recebeu também um desfile, com os carros dirigidos pelo Brasileiro durante sua carreira. Entre os que estavam pilotando essas máquinas estava o sobrinho de Ayrton: Bruno Senna, o piloto de F3 brasileiro Gabriel Bortoleto, além do belga Thierry Boutsen, estavam também Eddie Irvine e Cristina Gutierrez.
O sobrinho do tricampeão mundial, Bruno, estava pilotando McLaren MP4/5B, máquina vencedora da F1 em 1990, enquanto Gabriel Bortoleto, atual campeão da F3, pilotou um kart usado por Senna no Sul-Americano de 1977. A espanhola Cristina Gutierrez guiou o Van Diemen RF82, usado pelo Brasileiro em 1982, na Fórmula Ford. Eddie Irvine pilotou o Ralt RT3, pilotado por Ayrton enquanto ainda estava na F3, no GP de Macau. O belga, amigo do brasileiro na Fórmula 1, guiou o Lotus 97T, de 1985. Foi com essa máquina que Ayrton venceu as primeiras provas como piloto de Fórmula 1.
O único carro campeão da Fórmula 1 que estava no desfile, foi o McLaren MP4/5B, guiado pelo sobrinho. Esta máquina foi a que levou o brasileiro ao seu segundo título mundial, em 1990. O carro Toleman TG184, esteve no evento mas não participou do desfile procurando a pista de Mônaco.
O tricampeão Ayrton Senna disputou 161 grandes prêmios em sua carreira na Fórmula 1. Ele subiu ao pódio 80 vezes, conquistando 41 vitórias e 65 pole positions. É considerado por muitos, o maior ídolo brasileiro da história dos esportes, mesmo não sendo um atleta do esporte mais popular do país, o futebol.
Fonte: Varela Net
Nenhum comentário:
Postar um comentário