O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE) afirmou que o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) vai vetar a taxação de compras internacionais de sites como Shein Shopee e AliExpress, a chamada taxação das blusinhas.
Em entrevista ao News desta terça-feira (28) chegou a dizer que o governo fez um acordo com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para votar hoje à noite o projeto de lei que cria o programa Mover (Mobilidade Verde e Inovação) e inclui no texto o artigo prevendo a taxação.
"A matéria quando veio para a Câmara não tinha esse artigo, não foi encaminhado pelo governo. O presidente Lula tem uma opinião muito clara contra a taxação dos importados. Ainda que tenha pessoas no governo que defendam. A opinião do governo que eu sou orientado a encaminhar é contra esse dispositivo"
Segundo Guimarães, há uma preocupação em poupar consumidores do aumento de preço e evitar a aprovação da medida como um "jabuti" — artigo inserido no texto de um projeto que trata de outro assunto. "Ainda que a maioria queira aprovar essa taxação, que em tese seria bom pro governo por conta da arrecadação, o presidente tem preocupação com aquela parte da sociedade que, digamos assim, é a mais sacrificada e aquela que se beneficiava de um pequeno, digamos, isenção fiscal, ele tem essa preocupação e ele não quer sancionar uma lei com isso dentro", concluiu.
Fonte: Metro 1 Foto: Reprodução/Twitter/@guimaraes13PT
Nenhum comentário:
Postar um comentário