O jornalista Evaristo Costa, que está afastado da TV desde que deixou a CNN Brasil, em 2021, voltou a comentar sobre sua saúde e diagnóstico da doença de Crohn. Em entrevista ao PodCringe, o comunicador revelou que perdeu cerca de 23 quilos em apenas três semanas. "Eu me sinto definhando a cada dia", desabafou.
"Eu cheguei a 99 quilos, mas estava com 99 porque estava tomando corticoide, que incha demais. Os médicos chegaram à conclusão de que os corticoides não fazem efeito em mim, além deixar o Crohn estabilizado, mas não dava o resultado ideal e aí cortaram o remédio. Eu perdi 23 quilos em três semanas", relatou.
"As pessoas falam assim, 'que legal, você tá bem magrinho, barriga chapada’. Mas não é um emagrecimento saudável. Eu tô todo desregulado ainda por dentro, estou há um ano em crise. Descobri em 2021, ela deu uma estabilizada, mas voltou", acrescentou Evaristo, que hoje tem 48 anos.
Ainda de acordo com o ex-âncora da Globo, devido à baixa imunidade, ele não pode se dar ao luxo de ficar doente. "Uma gripe pode virar uma sepse, uma infecção na perna pode virar uma celulite. Na última vez tive infecção nas amígdalas, ela se transformou numa sepse. A imunidade baixa não é por causa do Crohn, é uma consequência”, esclareceu.
O que é doença de Crohn?
A doença de Crohn é uma síndrome inflamatória do trato gastrointestinal, que pode causar sintomas como dor abdominal, cólicas, diarreia, perda de peso e sangramento retal.
O tratamento é feito pelo médico gastroenterologista ou proctologista, que pode indicar o uso de alguns medicamentos, dieta e, em alguns casos, a realização de uma cirurgia.
Ainda não há informações concretas sobre a causa, mas acredita-se que a inflamação esteja relacionada a fatores como predisposição genética, alteração no sistema imunológico, tabagismo e consumo de alimentos ultraprocessados.
O diagnóstico da doença de Crohn é feito, geralmente, por meio de uma consulta médica, para avaliar os sintomas e o histórico de saúde da pessoa. O médico também pode recomendar a realização de exames como endoscopia, colonoscopia, enteroscopia, raio-X, ultrassonografia, ressonância magnética e exame de sangue.
Fonte: BNews
Nenhum comentário:
Postar um comentário