A gripe é causada pelo vírus da influenza, que possui uma extensa família, com centenas de mutações. Segundo o infectologista Adriano Oliveira, em entrevista no programa Metropole Sáude, nesta quarta-feira (6), esta é a doença que mais mata.
“Eu posso lhe dizer sem a mínima dúvida, não existe nada na história da humanidade, seja uma guerra, outra doença qualquer, ou mesmo escassez de alimento que tenha matado mais do que gripe. Segundo ele, basta traçar um panorama histórico da doença para entender a sua gravidade. “Um século atrás,em plena Primeira Guerra Mundial, nós tínhamos os aliados (Tríplice Entente), a Alemanha (membro da Tríplice Aliança) e tínhamos o vírus da influenza”, disse, comparando a gripe a um integrante do confronto. “Dos três, o que mais matou foi o vírus”, alegou.
De acordo com o médico, estima-se que cerca de 20% a 25% da humanidade morreu por conta do vírus influenza, em alguns meses, durante a guerra. “Se nós fôssemos fazer uma rápida conta, baseado na população mundial hoje, isso seria em torno de 1,2 bilhões de pessoas. Os relatos históricos daquela época remetem a amontoados de corpos no meio das ruas porque não tinham onde colocar”, argumentou.
Fonte: Metro 1
Foto: Metropress/Fernanda Vilas
Nenhum comentário:
Postar um comentário