Recentes

sábado, 14 de fevereiro de 2026

PF apreende 1,5 tonelada de barbatanas de tubarão em operação no norte da Bahia


 Uma grande apreensão de 1,5 tonelada de barbatanas de tubarão foi registrada nesta quinta-feira (12) em Rodelas, no norte da Bahia, durante uma operação conjunta da Polícia Federal (PF) com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O material estava em um imóvel na zona rural onde era preparado e secado, em um esquema considerado ilegal pelas autoridades.

Ao todo, foram contabilizados cerca de 1.583 kg de barbatanas, inclusive de espécies ameaçadas de extinção, que já se encontravam em diferentes fases de secagem para provável comercialização no mercado clandestino internacional — um comércio impulsionado pela alta demanda em países asiáticos.

Durante a ação, sete pessoas foram flagradas no local: quatro brasileiros, entre eles um adolescente, e três cidadãos chineses, dos quais um aparentava coordenar a atividade criminosa. Todos foram levados à Delegacia da Polícia Federal em Juazeiro (BA) e autuados em flagrante por crimes contra a fauna, receptação qualificada e corrupção de menores.

A prática conhecida como finning, em que se remove apenas as barbatanas e se joga o animal ainda vivo de volta ao mar, é proibida no Brasil e considerada extremamente cruel por causar severos impactos ecológicos. A legislação ambiental brasileira proíbe, além da captura direcionada de tubarões, o transporte, o beneficiamento e a comercialização de partes desses animais sem autorização dos órgãos competentes.

As barbatanas apreendidas serão submetidas a análises técnicas pelos órgãos ambientais para identificação das espécies e adoção das medidas legais cabíveis, enquanto a operação representa um novo golpe no combate ao tráfico ilegal de fauna silvestre no país.


Fonte: Varela Net

Foto: Polícia Federal 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARCEIROS ↴