Recentes

terça-feira, 21 de abril de 2020

Secretário de saúde da Bahia prevê colapso nos leitos de UTI para junho, caso curva de contaminação se mantenha

Entre o domingo (19) e segunda-feira (20), a Bahia registrou 128 novos casos de coronavírus, número que representa um crescimento de aproximadamente 10% do total de pacientes com a doença, em apenas 24h. Segundo o secretário de Saúde do estado, Fábio Vilas Boas, se a taxa de crescimento não diminuir e permanecer em 10%, os leitos UTI na Bahia ficarão lotados a partir do início do mês de junho.
“Os leitos serão suficientes na medida que consigamos manter o controle da taxa de progressão. Com a taxa de progressão em 10%, conseguiremos atravessar o mês de maio inteiro, mas entraremos em junho com o sistema esgotado. É por isso que é extremamente importante que a gente amplie a redução da taxa de progressão, dos atuais 10% a 9% para abaixo de 7% ou 8%”, declarou o secretário.
 Bahia possui, segundo o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), mais de 1.370 casos confirmados de coronavírus. Do número total, 158 encontram-se internadas, sendo 64 em UTI, enquanto 47 pessoas morreram. Segundo Fábio Vilas Boas, a Bahia conta hoje com aproximadamente 200 leitos disponíveis. Mais 800 serão abertos de acordo com a demanda de novos pacientes em estado grave.
No fim de semana, o secretário de saúde criticou as manifestações contra o isolamento social realizadas em todo o país. Fábio Vilas Boas voltou a recriminar as ações de pessoas que negam a gravidade da pandemia e sugeriu que elas abram mão dos leitos de UTI, caso sejam contaminadas com o coronavírus.
Fonte:G1 Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARCEIROS ↴