O senador Otto Alencar, do PSD, único dos três baianos na CPI da Covid, por ser o mais velho entre os 11 membros do colegiado presidiu a sessão de instalação e sentiu na pele uma bateria de ameaças, umas 30 de morte.
— Foi muita pressão de todos os lados. Mas pelas redes foi o pior. Recebi mais de 30 ameaças de morte. Nunca vi nada parecido, nem na época em que eu votei contra o impeachment de Dilma.
Otto diz ter a convicção de que os grupos integram redes milionárias, uma indústria, ‘com certeza financiada por empresários simpatizantes do presidente’.
— Da semana passada para cá foram mais de 400 mensagens. As mais agressivas as de hoje (ontem).
Tiroteio — Otto diz que não respondeu a nenhuma, mas se tocou. Encaminhou boa parte delas para a polícia do Senado investigar. E diz saber que está lidando com pessoas de má procedência.
— Qual é a escola política de Bolsonaro? O Rio de Janeiro. E desde quando o Rio, com cinco governadores presos, presidente da Assembleia, o envolvimento dele com milicianos, é referência de coisa que preste?
No que isso vai dar, sabe-se lá. Mas a CPI da Covid começa nesse clima. Até agora, se dizia que a pandemia que tanto prejudica e causa medo em Bolsonaro é também um grande trunfo. O Brasil já vai mal com a crise, o prejuízo vai se ampliar e não seria bom tumulto político agora. Será?
Para debater futuro, PDT quer conversa com todos, diz Félix
Presidente do PDT na Bahia, o deputado federal Félix Mendonça Júnior vai reunir os deputados do partido na semana que vem para debater o futuro da legenda no estado.
Ele tem dito que o momento é de conversar com todos, o que inclui o governador Rui Costa (PT), o senador Jaques Wagner (PT), o vice-governador João Leão (PP), o prefeito Bruno Reis (DEM) e o ex-prefeito ACM Neto (DEM).
— O PDT da Bahia ainda não tem aliança firmada com ninguém para 2022. Somos um partido independente, e só vamos nos posicionar no momento certo.
A prioridade do PDT é a candidatura de Ciro Gomes à presidência, mas o outro deputado do partido na Bahia, Alex Santana, caminha para os braços de Bolsonaro. E com ACM Neto, como diz o presidente nacional, Carlos Lupi, é estratégico. Só falta Neto topar, eis a questão.
Agora Guedes ataca a China
Quem entrou na onda de achar que os chineses inventaram a Covid de propósito foi Paulo Guedes, ministro da Economia. Disse que novas cepas também saem de lá. O deputado Fausto Pinato (PP-SP), presidente da Frente Parlamentar Brasil-China, esperneou:
– É uma catástrofe. Viramos um hospício.
Isso arrepia baianos cá. O Brasil é parceiro da China num monte de coisas e grande comprador da nossa soja.
Vacina, sim. Estudo diz que a coisa está indo bem
Um estudo feito pela Sesab divulgado ontem aponta dados muito positivos sobre os resultados da vacinação: de 2,2 milhões de pessoas vacinadas de janeiro para cá, só 382 precisaram ser internadas por Covid, um índice de 99,9% fora de hospital. E destas 281 haviam tomado apenas a primeira dose.
Os dados revelam aquilo que já se diz e cada vez mais os fatos comprovam: o caminho para a retomada do velho normal é a vacina.
O secretário Fábio Vilas-Boas (Saúde) carimba a tese. E esclarece que quando se diz que a vacina só protege 50% é para qualquer tipo de manifestação da Covid:
– Sem dúvida que é muito bom. Para evitar internação a proteção é de quase 100%.
REGISTROS
Brasil e França
O cônsul geral da França para o Nordeste, Hugues Fantou, e o presidente do Consórcio Nordeste, governador Wellington Dias (PI), abrirão o seminário virtual, dia 5, Turismo Sustentável, os Encontros Franco-brasileiros: uma das respostas à crise provocada pela Covid-19. O encontro é promovido pela Embaixada da França, Consulado da França em Recife e Alianças Francesas de Salvador, Recife e Fortaleza.
Pé na estrada
A Cooperativa dos Agricultores Familiares do Baixo Sul, em Ituberá, botou o pé na estrada internacional. Ano passado mandou para a França 14 toneladas das 60 de guaraná fino trato, e os franceses querem mais. Agora manda 21 toneladas para os EUA.
Luto na Lapa
A dore que a Covid anda espalhando por aí bateu forte em Bom Jesus da Lapa. Levou Edvânia Silva Souza de Almeida, 37 anos, corretora de imóveis, estudante de direito, figura tão querida e respeitada.
Fugitivo paraense
Um fato acontecido em Senhor do Bonfim, na Bahia, bombou no noticiário do Pará. A Polícia Rodoviária Federal prendeu lá no km-117 da BR-407 um cidadão de 35 que estava num mercedão. Era foragido da Justiça paraense.
Fonte: Jornal A Tarde




Nenhum comentário:
Postar um comentário